marcador amarelo
A Diretoria da FIB

A FIB – Federação de Instituições Beneficentes reúne hoje 235 entidades, inserida em 7 regiões do Estado do Rio de Janeiro e 14 Municípios.
Desde a sua fundação, em 1957, se dedica ao aperfeiçoamento e união de suas filiadas, contribuindo com discussões pertinentes a área de assistência social, incluindo a participação em conselhos e fóruns legítimos de defesa e garantia da assistência social e no sistema de garantia de direitos.

A FIB mantém um site (www.fibrj.org.br) com informações das entidades filiadas, histórico da Federação e atividades realizadas.
Promove capacitações, seminários, encontros e reuniões permanentes e mantém gratuitamente uma assessoria contábil, jurídica e de projetos para as entidades, sejam elas filiadas ou não.

Foto da diretoria da FIB
(da esquerda para a direita)
Primeira Secretaria – Luci Pimenta de Miranda, Segunda Secretaria – Maria Aparecida Barbosa,
Tesoureiro – Adilécio Silva Faria, Vice-Presidente – Ana Paula Weber e Presidente – Deise Gravina

Participa como conselheira no Conselho Municipal de Assistência Social da Cidade do Rio de Janeiro e Conselho Estadual de Assistência Social, tendo sido eleita por seus pares no último pleito. Mantém uma rede de colaboradores, entre professores universitários, consultores da área social, que contribuem com textos, palestras e participação no planejamento estratégico da Federação, tendo a frente a Presidente Deise Gravina, engenheira por formação, que há mais de 20 anos atua na administração de entidades filantrópicas e na defesa da garantia de direitos, tendo sido Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da Cidade do Rio de Janeiro, e o Diretor Tesoureiro Adilécio Faria, contador, professor universitário, responsável por grande parte da Assessoria oferecida as entidades, dedicado ao estudo da contabilidade e legislação específica do Terceiro Setor.

A diretoria da FIB é composta por:

Presidente – DEISE GRAVINA (Engenheira Civil)
Vice-Presidente – ANA PAULA WEBER (Publicitária)
Primeira Secretaria – LUCI PIMENTA DE MIRANDA (Assistente Social)
Segunda Secretaria – MARIA APARECIDA BARBOSA (Pedagoga)
Tesoureiro – ADILÉCIO SILVA FARIA (Contador)


 
marcador amarelo
Deise Gravina, a "Engenheira Social"

Deise Gravina é Engenheira Civil por formação, mas sempre esteve envolvida com o trabalho social. Ainda adolescente colaborou com uma instituição e até deu aula para crianças.

foto de Deise Gravina na ALERJ


Já formada e trabalhando continuamente em grandes obras, manteve o compromisso de ajudar voluntariamente as instituições, realizando pequenas obras de reparo e manutenção, desta forma ficou conhecida como a “engenheira que ajudava” obras sociais. Com o passar dos anos e completamente apaixonada pelo trabalho social passou a Diretora de uma Instituição, o Abrigo Maria Imaculada, que no final da década de 80 passava por grandes dificuldades.

A frente do Abrigo Maria Imaculada desempenhou com grande êxito e desenvoltura a função de Administradora, tendo realizado obras de ampliação, aumento no número de atendimentos e até a construção de um asilo para senhoras.

Hoje Deise Gravina é Ex-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, conselheira do Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS, superintendente do Abrigo Maria Imaculada e presidente da Federação de Instituições Beneficentes do Estado do Rio de Janeiro – FIBRJ.

Clique aqui e leia a mensagem da presidente da FIB
 

 
marcador amarelo
Mais uma vez Deise Gravina,
   presidente da FIB é destaque na imprensa

A coluna Carioca Nota 10 da Veja Rio, fala da engenheira civil, Deise Gravina. Deise, que desde cedo pôs sua profissão a serviço das causas sociais. Deise Gravina, Atual Presidente do Sindicato de Instituições Beneficentes e Religiosas do Rio de Janeiro - SINBREF, também preside a Federação de Instituições Beneficentes do Estado do Rio de Janeiro - FIBRJ, esteve três mandatos a frente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro – CMDCA-Rio e está à frente do Abrigo Maria Imaculada, instituição que desde 2007 realiza o Projeto Mão na Massa.

A revista Veja, em sua matéria, destaca o projeto idealizado por Deise e como a qualificação profissional modificou a vida de mais de 1.000 mulheres. A matéria foi publicada no site da Veja no último sábado (23) e saiu na edição impressa do dia 27 de maio de 2015.

cada veja rio
Clique e veja a matéria na íntegra


 

marcador amarelo Deise Gravina, a "Engenheira Social" é homenageada pela Presidente da Comissão Permanente de Defesa da Mulher da Câmara dos Vereadores da Cidade RJ e pediu que propusesse um Projeto de Lei que garantisse a contratação de, no mínimo, cinco por cento de mulheres em canteiro de obras.

A homenagem aconteceu no evento "Empoderar as Mulheres. Empoderar a Humanidade. Imagine!" que aconteceu dia 03/03/2015 e tinha como objetivo discutir políticas públicas e participação das mulheres na sociedade, mercado de trabalho e diversos outros aspectos que conduzissem a mulher a um lugar de destaque na sociedade através do empoderamento feminino.

A Dra. Deise Gravina (idealizadora do Projeto), após ser homenageada pela Presidente da Comissão, foi convidada a falar aos presentes, onde destacou a importância de políticas públicas que empoderem a mulher na sociedade e principalmente na relação com sua família além de usar o exemplo do Projeto Mão na Massa como ação efetiva deste empoderamento feminino. Deise Gravina ainda Pediu que Tânia Bastos propusesse um Projeto de Lei que garantisse a contratação de, no mínimo, cinco por cento de mulheres no canteiro de obras.

A carpinteira de formas Luciana Graciano, formada na 8ª edição do Projeto Mão na Massa, também falou na Plenária da Câmara relatando sua experiência de vida e as mudanças positivas após seu ingresso no Projeto, entre essas mudanças destacam-se sua inserção no mercado formal de trabalho, o início dos seus estudos na faculdade de direito e seu trabalho como blogueira onde ajuda, através de sua experiência a mulheres que, como ela, também passam por dificuldades e buscam mudanças.

Ainda na Câmara dos Vereadores, a Dra. Deise Gravina e as participantes do Projeto Luciana Graciano e Ana Carla Silva, deram entrevistas a TV Brasil, onde reafirmaram a importância da mulher na Construção Civil e a reação positiva obtida quanto a qualidade dos serviços realizados por estas mulheres.
O evento teve como alicerce "Pequin +20", documento visionário para igualdade de gêneros que definiu 12 áreas prioritárias de ação, na qual o Projeto Mão na Massa é exemplo de sucesso em "Educação e Capacitação de Mulheres".

Integrantes da mesa:
- Tânia Bastos - Pres. da Comissão Permanente de Defesa da Mulher da Câmara dos Vereadores da Cidade RJ
- Enfermeira Rejane - Deputada Estadual - Pres. da Comissão de Assuntos da Mulher da ALERJ
- Tia Ju - Deputada Estadual - Pres. da Comissão de Assuntos da Criança, do Idoso e do Adolescente da ALERJ
- Ana Beatriz Nogueira - presidente da Comissão OAB Mulher da 57ª Subseção da OAB Barra da Tijuca
- Ana Rocha - secretária especial de Políticas para as Mulheres da Prefeitura do Rio de Janeiro (SPM-Rio)
- Gisele Netto – consultora da ONU Mulheres
- Adriana Ramos de Mello – Excelentíssima Sra. Dra. juíza titular do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Estado o Rio de Janeiro

 

foto foto foto foto
foto foto foto foto
foto foto foto foto
foto foto foto  


ilustração dos destaques em assessoria  
imagem de separação: linha colorida
ilustração: passos num fundo azul escuro O Passo-a-passo para uma ONG
A palavra ONG não é pessoa jurídica, valendo lembrar que o Artigo 44 do Código Civil Brasileiro estabelece que são pessoas jurídicas de Direito Privado: “as asso-ciações, as sociedades, as fundações,
...  
Leia Mais...
ilustração: folha amarela sobre fundo cinza
Como obter Títulos, Registros
e certificados?
CNAS, CMDCA, Utilidade Pública Federal, CMAS, CEBAS, Estatuto, Ata, CNPJ, Alvará e outros
.
Leia Mais...

 
ilustração: mesa de reunição com uma mulher e dois homens A FIB nos conselhos
Com representação em Conselhos de Direitos a FIB garante voz ativa na elaboração de Políticas Públicas que atingem aos mais divesos públicos da Sociedade.
..
Leia Mais...
ilustração: dois livros amarelos abertos sobre fundo vermelho Fazendo um projeto social
O planejamento é uma atividade intelectual que corresponde a reflexão, decisão, ação e reflexão. Da reflexão, volta-se à reflexão, reiniciando o processo. O processo de planejamento deve ser dinâmico,
...
Leia Mais...
ilustação: silhueta de três pessoas e um ponto de interrogação sobre fundo negro Filie-se à FIB, é simples, rápido
e GRÁTIS!

Em poucos passos sua instituição passa a fazer parte da Federação de Instituições Beneficentes do Rio de Janeiro, sem mensalidade ou taxa de matrícula
.
Leia Mais...
 

imagem de separação: linha colorida

ler novamente início da página home page envie um email

Imagem de roda-pé: Gestão Deise Gravina, sede social: Rua Ana Neri, 1422 - Rocha - CEP: 20960.001   Sede Social: Av. Epitácio Pessoa, 4866
        - Lagoa - RJ - CEP: 22.471-001   Tel: (21)3147-5110  sob os dados há diversas silhuetas de pessoas estilizadas de maneira siples, cada uma de uma cor formando uma população e logo abaixo, numa tarja preta, a legenda direitos autorais reservados - FIB 2014
Este site é acessível a deficientes visuais. Acessibilidade na internet: direitos iguais para todos!

slide 1: Ilustração com diversas silhuetas de pessoas estilizadas de maneira simples, cada uma de uma cor formando uma população. a esquerda, a marca da FIB. slide 2: Foto do lado da Praça Paris - Rio de Janeiro slide 3: Foto da igreja do Outeiro da glória - Rio de Janeiro slide 4: Foto noturna da Praia do Flamengo e Enseada de Botafogo - Rio de Janeiro slide 5: Foto do Cristo Redentor - Rio de Janeiro slide 6: Foto panorâmica do centro do Rio de Janeiro slide 7: Foto panorâmica da Enseada de Botafogo com o Cristo Redentor ao fundo - Rio de Janeiro slide 8: Foto panorâmica com o pão de açúcar ao fundo e Niterói em último plano slide 9: Foto notura do centro do Rio de Janeiro Plano de fundo do site: fundo branco com um leve degradê do azul ciano claro para o branco, indo da esquerda para a direita, com letras estilo "maquina de escrever antiga" o nome da FIB - Federação de Instituições Beneficentes do Estado do Rio de Janeiro em letras vazadas brancas sobre o azul. A marca da Federação é azul marinho, com linhas formando a silhueta de duas pessoas, ao lado, um pouco abaixo das pessoas, está escrito "FIB - Federação de Instituições Beneficentes do Estado do Rio de Janeiro". tags: federação, instituições, instituição, beneficente, rio de janeiro, estado do rio de janeiro, assistência social, assistencialismo, ong, organização não governamental, serviço social, terceiro setor, 3 setor, oscip, sociedade civil, sociedade civil organizada, legislação, governo, política, políticas públicas, criança, adolescente, idoso, idosos, deficiência, deficientes, caridade, voluntário, voluntariado, lei, direito, direitos, deveres, contribição, ajuda