marcador amarelo
Documentos, Registros, Certificados e Certidões de Entidades Filantrópicas

ÍNDICE
Clique no link para maiores informações:



1. Estatuto da Instituição

2. Ata de Assembleia

3. Ata de eleição da atual diretoria

4. Utilidade Pública Federal

5. CNPJ - Comprovante de Situação Cadastral/Receita Federal - Cópia autenticada

6. Alvará de Funcionamento

7. Identidade do Representante Legal - Cópia autenticada

8. CPF do Representante Legal - Cópia autenticada

9. Comprovante de Residência do Representante Legal - Cópia autenticada

10. IPTU - Certidão de Regularidade de Tributos Municipais

11. FGTS - Certificado de Regularidade,

12. INSS - Certidão de Regularidade de Tributos Federais

13. ISS - Certidão de Regularidade de Tributos Municipais

14. SEFAZ - Certidão de Regularidade de Tributos Estaduais

15. ICMS - Prova de regularidade com a Fazenda Estadual

16. CMDCA/Rio de Janeiro - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

17. CMAS/Rio de Janeiro - Conselho Municipal de Assistência Social

18. CNAS - Conselho Nacional de Assistência Social – registro

19. CEAS/ Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social

20. Isenção da Cota Patronal

21. Dívida Ativa da União (PGFN – Receita Federal) - Certidão de Regularidade

22. Dívida Ativa do Estado (PGE) - Certidão de Regularidade

23. Certidão Negativa de Execução Patrimonial – Certidões do 1º, 2º e 3º ofício

24. Certidão Negativa de Execução Patrimonial - Certidões do 7º ofício

25. Certidão Negativa de Execução Patrimonial - Certidões do 9º ofício

26. Certidão Negativa de Execução Patrimonial

27. Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas

28. Comprovante do registro de cadastro de Contribuinte da ONG

29. Declarações sobre a reputação ético-profissional da instituição

30. Certidão do 1º Ofício de Registro de Distribuição do Rio de Janeiro

31. Certidão do 2º Ofício de Registro de Distribuição do Rio de Janeiro

32. Certidão do 3º Ofício de Registro de Distribuição do Rio de Janeiro

33. Certidão do 4º Ofício de Registro de Distribuição do Rio de Janeiro

34. Certidão Conjunta Negativa quanto aos Débitos relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União

35. Certidão quanto à dívida ativa junto a Fazenda do Estado

36. Certidão quanto à dívida ativa junto a Fazenda do Município

37. Balanço Patrimonial e Demonstrativo do Resultado do Exercício, do Exercício Anterior

38. Certificado de capacitação do Contabilista

39. Certificado de Registro de Cadastro de Fundações Privadas ou Associações




1. Estatuto da Instituição
 

→O estatuto é de responsabilidade da instituição, deve estar em papel timbrado. É nele que se identifica a qualificação, tipo jurídico de sociedade, a denominação, localização, seu objeto social, etc.
→ Como registrar?
No Cartório de Registro Civil de Pessoa Jurídica, mais próximo da instituição.
→ Como autenticar o documento?
Ir ao cartório mais próximo levando estatuto original. Ter cópia deste documento onde será atestado, na própria cópia, que ele é idêntico ao original.
Importante:
• Não se pode tirar cópia autenticada de outras cópias autenticadas;
• A cópia não pode ser autenticada se o documento original tiver rasuras ou, for adulterado;
• As alterações existentes deverão ser registradas.


2. Ata de Assembleia
 

A ata de Assembleia é de responsabilidade da instituição, onde qualquer deliberação votada e os fatos assinaláveis deverão estar descritos; deve estar assinada pelos participantes da assembleia.
→ Como registrar?
O registro do documento é imprescindível e deverá ser feito em um Cartório de Registro de Títulos e Documentos;
Importante:
• Caso haja alterações estatutárias, deverão ser registradas.


3.Ata de eleição da atual diretoria
 

→ O que é preciso para averbar uma ata de eleição?
Ir ao Cartório de Registro Civil de Pessoa Jurídica, mais próximo da instituição.
→ Quais os documentos necessários?
→ Requerimento assinado pelo representante legal da entidade (geralmente presidente). Dele deverá constar o seu nome por extenso, cargo, identidade e residência;
→ Edital de convocação, na forma estatutária, dele devendo constar o nome por extenso e o cargo do(s) signatário(s);
→ Livro contendo ata, que aprovou a reforma e respectivas vias digitadas (original e cópia), onde qualquer deliberação votada e os fatos assinaláveis deverão estar descritos; não deixando de ser assinada pelos participantes da mesma. Deverão constar dela ou de relação à parte datada com a data da ata, firmada pelo representante legal, os nomes dos membros da diretoria, mencionando-se a duração do mandato, cargo, nome, estado civil, nacionalidade, profissão, documento de identidade e órgão expedidor, número do CPF, residência e domicílio de cada um deles, data de nascimento dos solteiros e cópia autenticada da CI de estrangeiro com visto permanente, exceto maior de 65 anos;
→ O documento deverá ser feito em papel timbrado e devidamente autenticado.


4. Utilidade Pública Federal
 

O título de Utilidade Pública Federal (UPF) é o reconhecimento da União aos relevantes serviços prestados pelas
entidades sem fins lucrativos (associações e fundações), legalmente constituídas no País, que exerçam atividade de pesquisa científica, cultura, artística ou filantrópica, de caráter geral ou indiscriminado. → Requerimento de Título de UPF deve ser enviado ao Ministério da Justiça
Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação
Esplanada dos Ministérios, Bloco T, Anexo II, sala 209/211
CEP: 70064-900 Brasília/DF → Modelo do requerimento e documentos necessários, clique aqui e acesse: http://portal.mj.gov.br/main.asp?View=%7B3891F04C-F853-43C9-B986-9B84BE01FE95%7D&Team=¶ms=itemID=%7B15782745-2148-4795-933D-A8FEDF7EC42F%7D;&UIPartUID=%7B2868BA3C-1C72-4347-BE11-A26F70F4CB26%7D


5. CNPJ - Comprovante de Situação Cadastral/Receita Federal - Cópia autenticada
 

→ Acessar o Link: http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/cnpj/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao.asp 
→ Digitar o CNPJ da Instituição
→ Imprimir
→ Levar cópia ao cartório, para autenticação.


6. Alvará de Funcionamento
 

→Acessar o site da coordenação de licenciamento e fiscalização. Em caso de sede na cidade do Rio de Janeiro, clicar no link: http://www0.rio.rj.gov.br/alvaraja/ e seguir o passo a passo.
→ Clicar em consulta prévia de local, selecionar natureza de consulta e seguir o passo a passo.


7. Identidade do Representante Legal - Cópia autenticada
 

→ Como autenticar a identidade?
Ir ao cartório mais próximo levando identidade original. Ter cópia deste documento onde será atestado, na própria cópia, que ele é idêntico ao original.
Importante:
• Não se pode tirar cópia autenticada de outras cópias autenticadas;
• A cópia não pode ser autenticada se o documento original tiver rasuras ou, for adulterado.


8. CPF do Representante Legal - Cópia autenticada
 

→ Como autenticar o CPF?
Ir ao cartório mais próximo levando CPF original. Ter cópia deste documento onde será atestado, na própria cópia, que ele é idêntico ao original.
Importante:
• Não se pode tirar cópia autenticada de outras cópias autenticadas;
A cópia não pode ser autenticada se o documento original tiver rasuras ou, for adulterado.


9. Comprovante de Residência do Representante Legal - Cópia autenticada
 
→ Como autenticar o comprovante de residência?
Ir ao cartório mais próximo levando comprovante de residência original. Ter cópia deste documento onde será atestado, na própria cópia, que ele é idêntico ao original.
Importante:
• Entende-se que apenas comprovam o endereço, os documentos que caracterizam o fornecimento contínuo e permanente de algum bem ou serviço, em geral públicos, e que, de certa forma, vinculam o sujeito a esse endereço, exemplos: contas de água, luz ou telefone.
• Não se pode tirar cópia autenticada de outras cópias autenticadas;
• A cópia não pode ser autenticada se o documento original tiver rasuras ou, for adulterado.


10. IPTU - Certidão de Regularidade de Tributos Municipais
 

Na cidade do Rio de Janeiro - comparecer ao prédio anexo da prefeitura (Cidade Nova), no quiosque do IPTU, com número de inscrição do imóvel e solicitar o documento, que é impresso na hora.


11. FGTS - Certificado de Regularidade, acompanhado do certificado de autenticidade
 

→ Acessar o link: www.caixa.gov.br
→ Clicar em CRF e preencher com o número do CNPJ
→ Fazer a solicitação do documento
→ Imprimir


12. INSS - Certidão de Regularidade de Tributos Federais,
acompanhada do Certificado de Autenticidade

 
→ Acessar o link: http://www.dataprev.gov.br/servicos/cnd1.htm
→ Clicar em pedido de CND
→ Digitar o CNPJ e clicar em qual é sua finalidade em fazer o cadastro
→ Imprimir
INSS - Ato Declaratório de Isenção - Art. 308 da IN - INSS/DC n.º 100, de 18/12/2003
→ Comparecer ao INSS mais próximo da instituição.


13. ISS - Certidão de Regularidade de Tributos Municipais
 
→ Acessar o link: www.rio.rj.gov.br/smf/forms/pedcertidao.cfm
→ Preencher formulário ao final da página e enviar o pedido
→ Comparecer, com a documentação solicitada na página, a sua agência de localização para a retirada da certidão.


14. SEFAZ - Certidão de Regularidade de Tributos Estaduais
 
→ Acessar o Link: www.sefaz.rj.gov.br
→ Preencher requerimento
→ Imprimir
→ Entregar na inspetoria da sua região


15. ICMS - Prova de regularidade com a Fazenda Estadual; Art. 29, Inciso III da Lei n. º 8.666/93
→ Acessar o link: http://www.fazenda.rj.gov.br/
→ Clicar em portal da secretaria da fazenda + certidões (escolher o tipo de certidão)


16. CMDCA/Rio de Janeiro - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
 
O comprovante será concedido às entidades não governamentais que tenham por objetivo o atendimento direto, o estudo, a pesquisa, a promoção e a defesa dos direitos da criança e do adolescente. Mais informações no site: www.cmdcario.com.br.
→ Como obter o registro?
Entregar o requerimento de registro, que deverá ser protocolado pela entidade no Protocolo Geral da Prefeitura da cidade do Rio de janeiro, situado à Rua Afonso Cavalcante, 455 – Térreo / Cidade Nova – 6º andar. Tel.: 2976-2993 / 2976-1522.
→ Quais documentos deverão ser apresentados?
1 – Requerimento inicial, dirigido ao Presidente do Conselho, subscrito pela pessoa física representante legal da entidade;
2 – Cópia do ato constitutivo da entidade, devidamente registrado no Registro Civil de Pessoas Jurídicas;
3 – Documento de identidade, CPF e comprovante de residência do representante legal da entidade requerente; (vide itens 4 e 5)
4 – CNPJ; (vide item 7)
5 – Ata de eleição da atual diretoria; (vide item 3)
6 – Plano de trabalho das atividades desenvolvidas para crianças e adolescentes (Atividades propostas pela ONG)
Importante:
→Informação de conselhos em outros municípios, clicar no link: http://www.cedca.rj.gov.br/


17. CMAS/Rio de Janeiro - Conselho Municipal de Assistência Social
 
Como obter o certificado ou comprovante de registro?
→ Levar os documentos originais ou autenticados em cartório ou por Servidor Público que atestará sua autenticidade mediante conferência com documento original, à sede do CMAS / RJ, localizado à Rua Afonso Cavalcante, 455 / Cidade Nova – 6º Andar. Mais informações por e-mail: [email protected]  / Tel:2976-1213 / 2976-2406.
Documentos necessários:
→ Requerimento datado, devidamente assinado na 1ª folha e rubricado nas demais, pelo Representante Legal da Entidade e Organização de Assistência Social, dirigido ao (a) Presidente (a) do CMAS/RJ, contendo:
1 - Comprovante de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ; (vide item 5)
2 - Cópia autenticada ou original e cópia do Estatuto Social consolidado da Entidade e Organização de Assistência Social; (vide item 1)
3 - Cópia da Cédula de Identidade e do CPF do Representante Legal; (vide itens 4 e 5)
4 - Cópia autenticada ou original da Ata de Eleição e Posse da Diretoria; (vide item 3)
5 - Plano de Ação na área de assistência social para o exercício em curso (link requerimento);
6 - Relatório de Atividades evidenciando o cumprimento de todos os itens dispostos no Plano de Ação, exceto para as Entidades e Organizações de Assistência Social com menos de 01 (um) ano. (link requerimento)
→Informações de conselhos em outros municípios, clicar no link: http://www.rj.gov.br/web/seasdh/exibeConteudo?article-id=311602


18. CNAS - Conselho Nacional de Assistência Social - registro
 
→ O CNAS não tem mais competência para receber, analisar ou julgar pedidos de concessão ou
renovação de Certificado, conforme artigo 21 da Lei nº 12.101, de 27 de novembro de 2009, publicada no
Diário Oficial da União em 30 de novembro de 2009. Mais informações clicar: www.mds.gov.br/cnas/legislacao.
→As entidades de saúde devem protocolar o pedido no: Ministério da Saúde Esplanada dos Ministérios – Bloco G - Edifício Sede Departamento de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social Sala 955 – 9º andar - CEP 70058-900 – Brasília – DF - Site: www.saude.gov.br/cebas-saude.
→As entidades educacionais devem protocolar o pedido no: Ministério da Educação
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco “L” - CEP: 70047-900 – Brasília/DF
→As entidades de assistência social devem protocolar o pedido no: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Endereço: Avenida W3 Norte 515, Bloco “B”, Edifício Ômega, Térreo, sala 19
CEP: 70770-512 – Brasília/DF
→ Protocolar requerimento de inscrição da entidade no CAS onde a instituição está localizada, conforme Modelo de Requerimento I, exposto no link: http://www.mds.gov.br/cnas/comissoes-tematicas/comissao-de-conselhos/resolucao-cnas-16-2010/orientacoes-resolucao-cnas-16-de-2010_05-07-2011.pdf/view.


19. CEAS/ Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social
 
→ Documentos necessários para certificação ou renovação do CEAS, antigo CEBAS:
1 - Comprovante de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ;
2 - Cópia autenticada do estatuto;
3 - Cópia da ata de eleição dos membros da atual diretoria;
4 - Relatório de atividades desempenhadas no exercício fiscal anterior ao requerimento, destacando informações sobre o público atendido e os recursos envolvidos.
Importante:
→ Será certificada, a entidade legalmente constituída e em funcionamento regular há, pelo menos, doze meses, imediatamente anteriores à apresentação do requerimento houver.
→ A Lei Nº 12.101 de 27 de Novembro de 2009 modificou a forma de concessão do Certificado de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS). Agora, a emissão e renovação da certificação não serão mais responsabilidade do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), mas dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Saúde e da Educação, de acordo com a finalidade de cada instituição.
→ Mais informações sobre a legislação referente ao processo de Concessão e Renovação do CEBAS para entidades de assistência social, clicar no link: http://www.mds.gov.br/assistenciasocial/entidades-de-assistencia-social/certificacao-de-entidades-beneficentes-de-assistencia-social/como-solicitar-a-certificacao


20. Isenção da Cota Patronal
 

→ Isenção da Cota Patronal é a Permissão de não recolher ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) contribuição de 20% sobre a folha de salários da entidade.
→ Para obter a isenção, a entidade precisa atender a uma série de exigências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A primeira delas é possuir o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEAS). Para receber a certificação a entidade deve cumprir os requisitos estabelecidos pelos artigos 3º ao 20 da Lei nº 12.101, de 27 de novembro de 2009 . E cabe ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) avaliar se a entidade tem condições de ser considerada isenta de recolher a cota patronal, conforme a legislação. Requerimento dirigido ao Excelentíssimo Senhor Presidente da República solicitando a Declaração Federal de Utilidade Pública; Acessar o link: http://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/atbhe/tus/default.aspx?/p/2/a/8.


21. Dívida Ativa da União (PGFN – Receita Federal)
Certidão de Regularidade, acompanhada do certificado de autenticidade
 

→ Acessar o link: www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/atspo/certidao/cndconjuntalnter/emitepj.asp
→ Digitar o CNPJ da instituição
→ Imprimir


22. Dívida Ativa do Estado (PGE) - Certidão de Regularidade, acompanhada do certificado de autenticidade
 
→ Acessar o link: www.dividaativa.rj.gov.br
→ Solicitar certidão preenchendo o formulário com dados da instituição e do requerente → Aguardar o prazo de 24hs para imprimir


23. Certidão Negativa de Execução Patrimonial
 

→ Certidões do 1º, 2º e 3º ofício.
1º Ofício - Rua do Ouvidor, 63 – 2º andar – Centro / Rio de Janeiro Tel: 2242-2472 / 2230-9672.
2º Ofício - Rua da Assembleia, 19 – 7º andar – Centro / Rio de Janeiro Tel: 2544-5400.
3º Ofício - Rua da Assembleia, 58 – 12º andar – Centro / Rio de Janeiro Tel: 2262-9543.
→ Ou pegar formulário de requerimento no site: www.riorapido.com.br.


24. Certidão Negativa de Execução Patrimonial
 
→ Certidões do 7º ofício
7º Ofício - Rua da Assembleia, 10 sala 2212 – Centro/ Rio de Janeiro Tel: 2531-1412 / 2531-1448
→ Ou pegar formulário de requerimento no site: www.riorapido.com.br


25. Certidão Negativa de Execução Patrimonial
 
→ Certidões do 9º ofício.
9º Ofício – Av. Nilo Peçanha, 26 – 6ª andar – Centro – Rio de Janeiro Tel: 3231-7703
→ Ou pegar formulário de requerimento no site: www.riorapido.com.br 


26. Certidão Negativa de Execução Patrimonial
 

→ Acessar o link: http://portal1.trtrio.gov.br:7777/portal/page?_pageid=73,1&_dad=portal&_schema=PORTAL.
→ Clicar em informações (certidão de feitos).
→ Clicar e salvar formulário de feitos trabalhistas.


27. Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas – CNDT, Lei Federal nº 12.440, de 07/07/2011
 
Acessar o link: http://www.tst.jus.br/certidao
→ Clicar em emitir certidão
→ Informar o número do CNPJ e imprimir documento


28. Comprovante do registro de cadastro de Contribuinte da ONG
 

→ Para entidades com sede na cidade do Rio de Janeiro - Comparecer Secretaria Municipal de Administração ou Fazenda - Localizado à Rua Afonso Cavalcante, 455 – Prédio Anexo / Térreo - Cidade Nova.


29. Declarações sobre a reputação ético-profissional da instituição,
de órgãos competentes (pessoa jurídica de direito público ou privado)
 

→ Declarações serão fornecidas por órgãos que se localizam na área de atuação da instituição e que reconheçam o trabalho desenvolvido pelas mesmas (escolas municipais, conselhos, delegacia, etc.)
→ Os documentos deverão ser feitos em papel timbrado e devidamente autenticado (vide explicação no item 1.2).


30. Certidão do 1º Ofício de Registro de Distribuição do Rio de Janeiro
 
(Deliberação CODESP N.º 67, de 13/03/07)
→ Comparecer à Rua do Ouvidor, 63 – 2º andar / Centro - Rio de janeiro – RJ / Tel.: 2242-2472 / 2232-9672.


31. Certidão do 2º Ofício de Registro de Distribuição do Rio de Janeiro
 
( Deliberação CODESP N.º 67, de 13/03/07)
→ Comparecer à Rua da Assembleia, 19 – 7º andar / Centro - Rio de Janeiro – RJ / Tel.: 2544-5400.


32. Certidão do 3º Ofício de Registro de Distribuição do Rio de Janeiro
 

(Deliberação CODESP N.º 67, de 13/03/07)
→ Comparecer à Rua da Assembleia, 58 – 12º andar / Centro- Rio de Janeiro – RJ / Tel.: 2262-9543.


33. Certidão do 4º Ofício de Registro de Distribuição do Rio de Janeiro
 

(Deliberação CODESP N.º 67, de 13/03/07)
→ Comparecer à Rua do Carmo, 08 – 3º andar / Centro - Rio de Janeiro – RJ / Tel.: 2532-2672 / 2262-8096.


34. Certidão Conjunta Negativa quanto aos Débitos relativos a Tributos Federais
e à Dívida Ativa da União

 
Art. 29, Inciso III da Lei n. º 8.666/93. Modelo aprovado pela Portaria Conjunta PGF/RFB n.º 02, de 31/08/05
→ Acessar o link: http://www.receita.fazenda.gov.br/Grupo2/Certidoes.htm
→ Clicar em certidões
→ Informar o CNPJ
→ Imprimir


35. Certidão quanto à dívida ativa junto a Fazenda do Estado
 
Res. PGE/SER n.º 33, de 24/11/2004
→ Acessar o link: http://www.dividaativa.rj.gov.br/
→Clicar em consultas débitos fiscais + avançar + consultar por certidão (informar num. da certidão)


36. Certidão quanto à dívida ativa junto a Fazenda do Município; Art. 29, III
 

→ Comparecer à Procuradoria da Dívida Ativa, localizada na Travessa do Ouvidor, 4 ou na Rua Sete de Setembro, 58 – A, Centro / RJ.
→ Mais informações no site: http://www.rio.rj.gov.br/web/smf


37. Balanço Patrimonial e Demonstrativo do Resultado do Exercício,
do Exercício Anterior,

 
assinado pelo Contabilista Treinado nos termos do Art. 4º, alínea ""C"", da Res. Conj. CGM/SMAS/SMA n.º 19, de 29/04/2005 e pelo Dirigente da Entidade, conforme relação constante da Resolução CGM N.º 746, de 24/05/2007
→ Contador e representante legal da instituição.


38. Certificado de capacitação do Contabilista pelo Conselho Regional
de Contabilidade do Rio de Janeiro - CRC-RJ,

 
conforme Art. 10 da Resolução Conjunta CGM/SMAS/SMA N.º 019 de 29/04/2005 e Art. 3º da Resolução CGM N.º 746, de 24/05/2007.
→ Contador da instituição


39. Certificado de Registro de Cadastro de Fundações Privadas ou Associações
 
(Quando não contrariar as regras estabelecidas pelo Órgão financiador externo à PCRJ). Art. 8º da Res. Conj. CGM/SMAS/SMA n.º 19, de 29/04/2005, alterada pela Res. Conj. CGM/SMAS/SMA n.º 23, de 31/05/2006.
→ Solicitar o cadastramento junto à Comissão de Cadastramento de ONGs e Associações na Secretaria Municipal de Administração localizado à Rua Afonso Cavalcanti, 455 / Anexo, 10º andar / Ala B, Cidade Nova – RJ. Telefone(s): 2503-3350 / 2503-4450 / 2503-3933
→ Os documentos necessários para o cadastramento estão listados no link abaixo: http://smaonline.rio.rj.gov.br/legis_consulta/18862Res%20Conj%20CGM_SMAS_SMA_19_2005.pdf



ilustração dos destaques em assessoria  
imagem de separação: linha colorida
ilustração: passos num fundo azul escuro O Passo-a-passo para uma ONG
A palavra ONG não é pessoa jurídica, valendo lembrar que o Artigo 44 do Código Civil Brasileiro estabelece que são pessoas jurídicas de Direito Privado: “as asso-ciações, as sociedades, as fundações,
...  
Leia Mais...
ilustração: folha amarela sobre fundo cinza
Como obter Títulos, Registros
e certificados?
CNAS, CMDCA, Utilidade Pública Federal, CMAS, CEBAS, Estatuto, Ata, CNPJ, Alvará e outros
.
Leia Mais...

 
ilustração: mesa de reunição com uma mulher e dois homens A FIB nos conselhos
Com representação em Conselhos de Direitos a FIB garante voz ativa na elaboração de Políticas Públicas que atingem aos mais divesos públicos da Sociedade.
..
Leia Mais...
ilustração: dois livros amarelos abertos sobre fundo vermelho Fazendo um projeto social
O planejamento é uma atividade intelectual que corresponde a reflexão, decisão, ação e reflexão. Da reflexão, volta-se à reflexão, reiniciando o processo. O processo de planejamento deve ser dinâmico,
...
Leia Mais...
ilustação: silhueta de três pessoas e um ponto de interrogação sobre fundo negro Filie-se à FIB, é simples, rápido
e GRÁTIS!

Em poucos passos sua instituição passa a fazer parte da Federação de Instituições Beneficentes do Rio de Janeiro, sem mensalidade ou taxa de matrícula
.
Leia Mais...
 

imagem de separação: linha colorida

ler novamente início da página home page envie um email

Imagem de roda-pé: Gestão Deise Gravina, sede social: Rua Ana Neri, 1422 - Rocha - CEP: 20960.001   Sede Social: Av. Epitácio Pessoa, 4866
        - Lagoa - RJ - CEP: 22.471-001   Tel: (21)3147-5110  sob os dados há diversas silhuetas de pessoas estilizadas de maneira siples, cada uma de uma cor formando uma população e logo abaixo, numa tarja preta, a legenda direitos autorais reservados - FIB 2014
Este site é acessível a deficientes visuais. Acessibilidade na internet: direitos iguais para todos!

slide 1: Ilustração com diversas silhuetas de pessoas estilizadas de maneira simples, cada uma de uma cor formando uma população. a esquerda, a marca da FIB. slide 2: Foto do lado da Praça Paris - Rio de Janeiro slide 3: Foto da igreja do Outeiro da glória - Rio de Janeiro slide 4: Foto noturna da Praia do Flamengo e Enseada de Botafogo - Rio de Janeiro slide 5: Foto do Cristo Redentor - Rio de Janeiro slide 6: Foto panorâmica do centro do Rio de Janeiro slide 7: Foto panorâmica da Enseada de Botafogo com o Cristo Redentor ao fundo - Rio de Janeiro slide 8: Foto panorâmica com o pão de açúcar ao fundo e Niterói em último plano slide 9: Foto notura do centro do Rio de Janeiro Plano de fundo do site: fundo branco com um leve degradê do azul ciano claro para o branco, indo da esquerda para a direita, com letras estilo "maquina de escrever antiga" o nome da FIB - Federação de Instituições Beneficentes do Estado do Rio de Janeiro em letras vazadas brancas sobre o azul. A marca da Federação é azul marinho, com linhas formando a silhueta de duas pessoas, ao lado, um pouco abaixo das pessoas, está escrito "FIB - Federação de Instituições Beneficentes do Estado do Rio de Janeiro". tags: federação, instituições, instituição, beneficente, rio de janeiro, estado do rio de janeiro, assistência social, assistencialismo, ong, organização não governamental, serviço social, terceiro setor, 3 setor, oscip, sociedade civil, sociedade civil organizada, legislação, governo, política, políticas públicas, criança, adolescente, idoso, idosos, deficiência, deficientes, caridade, voluntário, voluntariado, lei, direito, direitos, deveres, contribição, ajuda